Biografia

Um colecionador de sucessos em trilhas de novelas

De volta de uma temporada no exterior, cantor anuncia novidades para a turnê 2019 

De volta de uma longa e bem-sucedida temporada no exterior, incluindo nova visita ao Japão, onde é um dos mais aclamados representantes da MPB na terra do sol nascente, Ivo Pessoa trouxe muitas novidades em sua bagagem. Reconhecido e reverenciado como um dos maiores intérpretes do Brasil, Ivo Pessoa prepara o lançamento do videoclipe da nova música de trabalho e, em paralelo, finaliza detalhes da turnê 2019.  Acompanhado por músicos de excelência, ele deve percorrer os quatro cantos do Brasil e, na sequência, voltar a se apresentar no exterior.  

Trata-se da continuidade de uma história de sucesso que já vem de muito longe, iniciada ainda em Londrina (PR), sua terra natal. Entusiasta da música desde a infância, quando arriscava alguns acordes em seu primeiro violão, Ivo Pessoa já tinha como principal objetivo tornar-se músico. Aos 19 anos, o sonho começava a se materializar com uma mudança temporária para São Paulo, onde ingressou na Faculdade de Publicidade e Propaganda. Durante o curso - que abandonaria antes da conclusão, por motivos evidentes - a capital paulista lhe propiciou a oportunidade de conhecer pessoas influentes no meio musical, que encorajaram o jovem a tentar a carreira profissional.  

Assim começava sua jornada, que misturava o rock and roll, obrigatório para toda a sua geração, com os acordes diferenciados do blues, que virou uma de suas paixões, e pitadas de música popular brasileira. Sua grande e esperada chance veio em 2004, quando foi convidado a participar do reality musical "Fama", da Rede Globo. Apesar de chegar nas finais, não levou a primeira colocação, porém deu um passo importante ao exibir seu talento ímpar em rede nacional. Reconhecimento que lhe proporcionaria, no ano seguinte, a explosão com "Uma Vez Mais" (Blanch Van Gogh/Felipe Loeffler), hit da trilha sonora da novela global Alma Gêmea, canção com a qual venceu o troféu "Melhores do Ano", no programa "Domingão do Faustão", na categoria "Música de Novela". Na trilha sonora internacional do mesmo folhetim, Ivo Pessoa também emplacou a faixa "Misty".  

De lá para cá, contabilizados os números, as presenças constantes de Ivo Pessoa em trilhas sonoras de novelas são de causar inveja. Ele foi escolhido para interpretar "Além do Olhar" na abertura de Profeta, novamente na Rede Globo. Se seguiram ainda "Outra Vez", em Cobras & Lagartos, "Teletema" (Sete Pecados), "Deusa da Minha Rua" (Desejo Proibido) e "You are so Beautiful", em Duas Caras, todas na emissora carioca.  

Com tantas e tão boas referências, Ivo Pessoa claramente não é um cara de poucos ou repetidos acordes. Com seu talento nato e seu sorriso largo, une carisma e uma técnica vocal poucas vezes vista no cenário musical brasileiro. Eclético, busca se renovar a cada momento,  emprestando sua voz a diferentes vertentes. Com a nossa MPB, interpretada com identidade própria e elegância sem igual, rompeu as fronteiras do Brasil e permitiu que o outro lado do mundo conhecesse seu talento. No Japão, por onde fez várias turnês, virou referência em matéria de música brasileira e ganhou o prêmio "Press Award Japão" como melhor intérprete. Rapidamente países como China e Coreia do Sul se renderam ao seu trabalho. Os Estados Unidos também foram palco de inúmeras apresentações do cantor.  

Com uma vasta galeria de prêmios (nacionais e internacionais), mais de uma dezena de álbuns lançados e canções consagradas, Ivo Pessoa também coleciona amizades e respeito de artistas com prestígio mundial. No blues, ganhou o apreço de Celso Blues Boy, um dos ícones do gênero do país, que tocou com o gênio B. B. King. Pouco antes do amigo falecer, em 2012, Ivo compôs e gravou uma canção em sua homenagem. Com Jerry Adriani não foi diferente. O saudoso companheiro sempre rasgava elogios publicamente a Ivo, que retribuía chamando-o carinhosamente de "mestre". Juntos, gravaram um lindo dueto em "Tudo me Lembra Você".  

Agora, Ivo Pessoa prepara seu novo show, cujo repertório contará com releituras de seus grandes sucessos e também inéditas, a maioria delas composições do próprio artista, outra de suas inúmeras e fascinantes facetas. Acompanhado de uma banda formada por multi-instrumentistas experientes, Ivo Pessoa promete voos ainda mais altos, como a ave dos versos iniciais de "Uma Vez Mais", canção que abriu caminho para sua carreira vitoriosa.  

O cantor volta as energias totalmente na concepção do novo trabalho, fazendo questão de participar e acompanhar de perto todas as fases do projeto, desde a concepção até a escolha do repertório da turnê. O resultado poderá ser visto (e ouvido) em breve, para deleite daqueles que apreciam música de qualidade.   
 

Carlos Guerra / Porteira Brasil Comunicação
 
Foto: Henrique Campinha 

Top
EnglishFrenchItalianJapanesePortugueseSpanish